Em Batumi, na Geórgia, cidade fronteiriça com o leste da Turquia, a primeira impressão que se tem é que estão pichando um país inteiro. Com um dos alfabetos mais bizarros que já encontrei por aí, o georgiano é hipnotizante pelas suas curvas suaves, uma caligrafia cheia de montanhas arredondadas, vales, rios que correm entrecortados por pontes e corações de galinha (წ). E maçãs do amor (ტ). Achou fofo?
É?
Coloca seu celular, seu Gmail e Facebook em georgiano e sente na pele. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.
O alfabeto georgiano chama-se mkhedruli (traduzido literalmente como “militar”), tem 33 letras de uso comum; seis já estão obsoletas. As letras correspondem aos sons, então para ler é fácil. Quer dizer, não tentei, nem vou tentar. É o que dizem e isso aqui basta, porque o blog não tem compromisso com a verdade, como os jornais brasileiros (né?). Enfim, para entender a língua é outra história. O idioma é tão diferente do resto que já pensaram num possível parentesco com a língua basca, que também é uma dessas que tem ligação com nada e porra nenhum. É uma ilha Galápagos para os linguistas.
Entre aspectos dignos de menção da fonética georgiana, está a existência de formidáveis conjunções consonânticas, como pode ser visto em palavras como (…) მწვრთნელი (mtsvrtneli, “treinador”). – Wikipedia
A-POS-TO que você fez cara de inteligente lendo isso e só não puxou o charuto porque é proibido na firma.

Membros da Igreja Ortodoxa da Geórgia no Monastério de Sümela (foto: Gustavo Borges, Sümela, Turquia, 2014)
Pra terminar, Geórgia em georgiano não se chama Geórgia! Chama-se საქართველო, pronunciado (repeat after me) como Sakartvelo, o que significa “terra dos kartvelebis”. E esse nome por sua vez vem de um lendário chefe pagão, Kartlos, de quem se diz ser o “pai” dos georgianos e que faz parte da extensa mitologia georgiana (link em inglês, sorry).
Tá, e por que inventaram esse nome Geórgia? Era como os persas os chamavam. A palavra lobo em persa (gorg), animal cultuado na região, resultou em Gorjestan, “a terra dos lobos”.
Sua vida nunca mais será a mesma depois dessa informação.
Cara, a Geórgia é um belo país, passei 15 dias lá, é impossível aprender Georgiano rápido e eles parecem estar sempre brigando.